terça-feira, 4 de julho de 2017

Lamparinas para os Orixás

As Lamparinas dos Orixás eram usadas na antiguidade como uma forma eficaz de agradar aos Orixás. 
Existem hoje, de forma bastante imperceptível, nas mais tradicionais casas de Umbanda. As lamparinas são sim, consideradas como adimus.  
Espero estar contribuindo mais um pouco, na substituição do sacrifício animal de forma desregrada e abusiva como vem sendo praticado por sacerdotes que, infelizmente, não conhecem o verdadeiro sentido nem o momento em que tais sacrifícios tornam-se insubstituíveis.


Lamparina para Egum:
Uma panela média de barro, 09 pimentas da costa, um copo com água da chuva, um copo com água de poço, água de rio, 03 colheres de mel de abelha, 03 colheres de melado de cana, 03 colheres de azeite de dendê, uma pitada de pó de peixe defumado, 09 grãos de milho torrada, uma lata de azeite de oliva. Misture todos os ingredientes dentro de uma panela de barro deixando o azeite de oliva para o fim. Colocar 09 mechas e acender para Egum. Depois de 09 dias, despachar no cemitério pedindo a proteção de Egum.

Lamparina para Exu:
Dentro de uma cabaça bem limpa, coloca-se: 07 roletes de cana, milho torrado, 03 moedas, azeite de amêndoas, azeite de dendê, pó de preá defumado, aguardente de cana e azeite de oliva. Arruma-se tudo dentro da cabaça, acende uma mecha e deixa queimar por 07 dias diante de Exu. Despacha-se na encruzilhada pedindo caminhos abertos.

Lamparina para Ogun:
Uma panela de barro, 07 pimentas da costa, 07 grãos de milho torrado, pó de peixe, pó de preá defumado, 07 colheres de mel, um cálice de gin, azeite de oliva. Coloca-se tudo dentro da panela, acende uma mecha e deixa-se por 07 dias diante de Ogun. Despacha na linha de trem, pedindo que se alcance a graça que se deseja.

Lamparina para Oxóssi:
Uma panela de barro, meio copo de azeite de amêndoas, meio copo de azeite de dendê, 07 colheres de melado, um pouco de osun, 07 grãos de milho torrados, 07 colheres de suco de romã, 07 colheres de licor de anis, 07 grãos de pimenta da costa, azeite de girassol. Coloca-se os ingredientes dentro da panela, completa-se até a borda com o azeite de girassol, acende-se uma mecha e deixa-se queimar por sete dias. Despacha-se nos pés de uma amendoeira, pedindo prosperidade.

Lamparina para Logun Edé:
Dentro de uma bacia de ágata, coloca-se um pouco de água de rio. Dentro dessa água, coloca-se 05 gemas de ovos de galinha. Pega-se uma panela de barro e dentro dela coloca-se água de rio e azeite de oliva. Coloca-se a panela dentro da bacia, com as gemas, acende-se uma mecha e arreia diante de Logun Edé, deixando por 07 dias. Despacha-se na cachoeira e pede para resolver uma situação difícil.

Lamparina para Oxum:
Uma panela de barro, uma pedra imã, água de flor de laranjeira, vinho seco, água de colônia, 05 pedacinhos de orí da costa, 05 colheres (de café) de óleo de amêndoa doce, azeite de oliva. Coloca-se o imã dentro da panela e, por cima, os demais ingredientes. Completa-se com o azeite de oliva, acende-se uma mecha e deixa-se por cinco dias diante de Oxum. Despacha-se numa cachoeira.


Lamparina para Oyá:
Uma panela de barro, açúcar mascavo, açúcar cândi, 09 gemas de ovos de codorna, 09 brasas de carvão, água de rosas. Depois de tudo arrumado na panela, completa-se com azeite de oliva e acende uma mecha, deixando por 09 dias aos pés de Oyá, despacha num bambuzal. Essa lamparina é para obter uma graça especial.

virligiams@gmail.com

*Todos os créditos dessa postagem são de Jadir Nery Okanrandi a quem eu presto reverência por toda a confiança, que mesmo sem me conhecer, depositou em minha pessoa. Por tudo que tem me ensinado, muito obrigado!

Nenhum comentário: